A ABA ajuda a criar ou melhorar as habilidades na linguagem e na comunicação; aperfeiçoa a atenção, o foco, a interação social e os estudos; reduz os comportamentos indesejados, como crises de desregulação emocional, agressividade e comportamentos auto lesivos; pode ser feito individual ou em grupo; o programa é adaptado às necessidades de cada pessoa. O foco é trabalhar os comportamentos que se deseja ampliar ou reduzir. Classificadas quanto a intensidade, a intervenção ABA pode ser Abrangente ou Focada.
ABA Abrangente traz intervenções para o desenvolvimento de várias habilidades, oportunizando tratamento com objetivo do domínio cognitivo, comunicativo, social, emocional e de adaptação.
ABA Focada é direcionada às habilidades específicas, a partir dos objetivos exclusivos para o aprendiz, com foco no comportamento-alvo a receber a intervenção.
Na Limiar, toda intervenção ABA tem:
- Definição dos objetivos terapêuticos (quais comportamentos são socialmente relevantes para alteração, entre eles, quais são prioridades ou pré-requisitos para a aquisição de outros).
- Descrição dos procedimentos.
- Registro sistemático de respostas-alvo.
- Análise de dados apresentados em relatórios.
- Participação de todos os integrantes da Equipe na busca pelas metas estabelecidas e alinhados nos procedimentos.
- Estratégias de generalização do comportamento modificado para outros ambientes, pessoas e estímulos.
- Número de horas de intervenção via de regra alto, e estimulação intensiva.